Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



19 de dezembro de 2011

Energia dos Ventos: uma ótima opção

A energia cinética do vento também é uma fonte de energia e pode ser transformada em energia mecânica e eléctrica. Um barco á vela usa a energia dos ventos para se deslocar na água. Esta é uma forma de produzir força através do vento.

Durante muitos anos, os agricultores serviram-se da energia eólica para bombear água dos furos usando moinhos de vento. O vento também é usado para girar a mó dos moinhos transformando o milho em farinha. Actualmente o vento é usado para produzir electricidade.
O vento forte pode rodar as lâminas de uma turbina adaptada para o vento (em vez do vapor ou da água é o vento que faz girar a turbina). A ventoinha da turbina está ligada a um eixo central que contém em cima um fuso rotativo. Este eixo chega até uma caixa de transmissão onde a velocidade de rotação é aumentada. O gerador ligado ao transmissor produz energia eléctrica.


A turbina tem um sistema de abrandamento para o caso do vento se tornar muito forte, impedindo assim a rotação demasiado rápida da ventoinha.

Um dos problemas deste sistema de produção eléctrica é que o vento não sopra com intensidade todo o ano, ele é mais intenso no verão quando o ar se movimenta do interior quente para o litoral mais fresco. Outro entrave é o facto do vento ter que atingir uma velocidade superior a 20 km/hora para girar a turbina suficientemente rápido.

Cada turbina produz entre 50 a 300 kilowatts de energia eléctrica. Com 1000 watts podemos acender 10 lâmpadas de 100 watts; assim, 300 kilowatts acendem 3000 lâmpadas de 100 watts cada.

Cerca de 30% da electricidade produzida a partir do vento é criada na Califórnia. A Dinamarca e Alemanha também são grandes exploradores da energia eólica.

Mas uma vez produzida a electricidade é necessário conduzi-la até ás casas, escolas e fábricas. O sistema de transmissão eléctrica é explicado no próximo capítulo.

Revisão da matéria dada

1. A energia eólica pode ser transformada.
2. Durante muitos anos o vento era usado para deslocar os barcos á vela ou nos moinhos de vento para bombear a água dos poços.
3. As turbinas de vento são usadas actualmente para produzir energia eléctrica.
4. O vento gira as lâminas largas da turbina que accionam os geradores produzindo electricidade.

Um comentário:

  1. Apesar do imenso potencial para a produção da energia eólica o Brasil produz apenas 29 MW desse tipo de energia. Apesar de possuir a sua matrix energética baseada em uma energia limpa a partir das hidrelétricas o país ainda explora muito pouci as energias renováveis.

    Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_224740.shtml

    ResponderExcluir