Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



30 de março de 2010

Avaliações Socioeconômicas Do Uso De Energia Doméstica.


O livro O ambiente: uma urgência interdisciplinar traz alguns aspectos interessantes sobre o tema de energias renováveis e principalmente do uso doméstico. O que chama atenção, no entanto, foram as informações sobre avaliações socioeconômicas do uso de energia doméstica.

As informações são surpreendentes e relatadas a partir dos economistas que a estrutura do consumo público e privado de energia está mudando, com um crescimento contínuo de gastos ligados à mobilidade espacial (transportes público e privados), mas também em virtude do conforto (aquecimento, climatização, superfície habitável), do lazer (turismo, indústria, cultural, esportes) ou da comunicação/informação (mídias, internet e telefone). O estudo presente no livro também apresenta o modelo de consumo focado em suas conseqüências no ambiente e a análise das políticas em matéria de energia, consumo doméstico corrente e de proteção ambiental, para informar e sensibilizar o consumidor em suas práticas em direção à coerência e mesmo para que se possam imaginar novos dispositivos técnicos.

Pesquisas ligadas aos problemas energéticos, a quase totalidade dos trabalhos disponíveis (95%) parece tratar da dimensão produção de energia (solar, nuclear, eólica, carvão, gás, etc.). Apenas uma minoria dos estudos trata dos aspectos ligados ao consumo, às demandas e às necessidades dos usuários. Outro fato levantado pelo autor do livro foi que as preocupações atuais se orientam apenas para limitar o consumo energético.

Um dado muito importante levantado nos estudos apresentados pelo livro é o status (combinação de elementos que determinam socialmente um indivíduo) que coloca em evidência o aspecto econômico da energia por intermédio da relação custo/benefício.Tal relação deixa também entrever em que medida as práticas de consumo são motivadas pelo preço da energia no orçamento doméstico, sem esquecer outras informações ligadas à renda, tais como equipamentos eletrodomésticos, o tamanho e a qualidade da habitação. Outro também é a posição hierárquica social que deixa também supor uma forte correlação entre a maneira e a intensidade do consumo. De maneira geral a apresentação da pesquisa que o livro mostra é de que é visto o status social como orientador direto nas práticas energéticas, via renda e posição na escala social, mas também de maneira indireta, por meio da imagem de si ou do espaço residencial ocupado e que o status social interfere também no sistema de valores do indivíduo, outra variável fundamental para a identificação da cultura energética.


Para maiores informações sobre o livro, consulte as livrarias de sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário