Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



5 de julho de 2010

Redução de Consumo Doméstico II - How stuff works?

Esta segunda compilação de dicas sobre economia de energia foi retirada de um site bem interessante e conhecido especialmente nos EUA: www.howstuffworks.com - "como a coisa funciona", em uma tradução livre. Eles trazem informações práticas e úteis sobre como economizar energia no âmbito doméstico,tudo de forma informal e divertida. Na realidade o público alvo do site são curiosos em geral, mas suas informações são extremamente válidas.

Geladeiras
"A temperatura do refrigerador e do freezer pode ser ajustada usando um termômetro preciso e controles fáceis de localizar dentro do compartimento do refrigerador. Ajuste o refrigerador entre 2 e 3ºC e o freezer entre -15 e -17º C. Qualquer coisa abaixo disso é desperdício. Os alimentos não vão durar mais tempo se a temperatura estiver mais baixa e alguns ítens, como a alface e outros vegetais, congelam e estragam por causa de baixas temperaturas no compartimento do refrigerador, desperdiçando comida e energia."

Iluminação
"A temperatura do refrigerador e do freezer pode ser ajustada usando um termômetro preciso e controles fáceis de localizar dentro do compartimento do refrigerador. Ajuste o refrigerador entre 2 e 3ºC e o freezer entre -15 e -17º C. Qualquer coisa abaixo disso é desperdício. Os alimentos não vão durar mais tempo se a temperatura estiver mais baixa e alguns ítens, como a alface e outros vegetais, congelam e estragam por causa de baixas temperaturas no compartimento do refrigerador, desperdiçando comida e energiaO preço das CFL também tem caído nos últimos anos. Ainda são mais caras que as incandescentes, mas com uma duração projetada de cerca de 10 mil horas, contra 800 a 1 mil das incandescentes. A longo prazo, elas são um bom negócio. E ainda poupam muita eletricidade pelo caminho. Um modelo de 11 watts pode reproduzir a mesma luz de uma lâmpada incandescente de 60 watts. Esta é uma economia de 49 watts por hora de operação! Multiplique isso pelo número de pontos de luz em sua casa e as horas de operação e você vai perceber rapidamente que as CFL não são só as lâmpadas do futuro, mas as de hoje também.".

"Se você quiser que seu jardim seja iluminado à noite por questões de segurança ou estética, existem maneiras de fazê-lo que não necessitam de tanta energia elétrica. Um produto popular para essa aplicação é a iluminação de baixa voltagem.
As luzes de baixa voltagem não iluminam toda a lateral da casa ou os trechos mais profundos tal como um sistema de linha de 120 volts, mas podem iluminar o caminho das escadas até a porta e a calçada ou enfatizar uma característica do jardim sem fazer o medidor de eletricidade girar tão rápido. Outro benefício é que, como elas são mais difusas que os sistemas que usam a voltagem da rede, não contribuem para a poluição de luz, e os vizinhos não poderão reclamar das luzes que os mantém acordados durante a noite.
Muitos sistemas de iluminação de baixa voltagem operam com 12 volts, o que faz com que a instalação seja segura para crianças ou animais de estimação. Não há perigo de choque se um cabo for cortado acidentalmente. Como elas podem ser movidas facilmente pelo jardim, você pode mudar a configuração para combinar com a estação, acrescentando ou subtraindo luzes conforme necessário. Para uma performance energética ainda melhor, um timer pode ser instalado para ligar e desligar a luz"


Fonte: howstuffworks.com

Um comentário:

  1. Olá! Vimos que o seu blog tem grande importância para a divulgação de ações voltadas para a preservação do meio-ambiente. Por essa razão, gostaríamos de pedir sua ajuda para informar sobre a ação pioneira que nós, da Universidade Veiga de Almeida, estamos realizando.

    Você poderia nos passar algum endereço de email para podermos enviarmos o texto completo dessa proposta?

    Desde já agradecemos,
    Abraços,
    Equipe UVA. (email: midiassociais@uva.br

    ResponderExcluir