Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



3 de dezembro de 2010

Veja dicas para economizar energia durante o verão

Nesta época do ano, população utiliza mais aparelhos de refrigeração para amenizar o calor; expectativa da Celpe é o consumo cresça 14% em comparação com julho passado

A elevação da temperatura e o aumento no consumo de energia elétrica estão intimamente relacionados. Os consumidores pernambucanos sentem na pele os efeitos do verão. A previsão da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) é de que o mês de dezembro apresente uma evolução de 14% na energia consumida em comparação com julho passado, mês de menor consumo de 2010.

A variação é justificada pela mudança de hábito da população, que para amenizar o calor utilizam mais aparelhos de refrigeração. Os próprios equipamentos como geladeiras e condicionadores de ar apresentam aumento de desempenho para compensar a alteração climática.

De acordo com a Celpe, cada um grau centígrado de elevação na temperatura ambiental implica em um aumento aproximado de 3% no consumo mensal de energia elétrica. O fim do ano ainda reserva outra fonte de gastos com eletricidade. Além do natural aumento em decorrência do clima mais quente, a tradicional iluminação natalina contribui com a elevação de quilowatts consumidos na maioria das residências e comércios.

COM OS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
Para se precaver de surpresas ao conferir a conta de energia, saiba que os maiores responsáveis pela alta de consumo em uma residência durante o verão são os equipamentos que se referem à temperatura. Ar-condicionados, chuveiros, ferros elétricos, fornos e até refrigeradores mal vedados podem representar surpresas no fim do mês.

Os climatizadores e condicionadores de ar só devem ser ligados quando inevitável. A manutenção e limpeza constantes desses aparelhos, além de constituírem hábitos de higiene, contribuem para um funcionamento econômico.

COM A SUJEIRA
A sujeira acumulada dificulta a passagem do ar e força o equipamento. Isso provoca aumento do consumo de energia. A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do aparelho de ar condicionado ajuda na economia. Após refrigerado o ambiente, o usuário pode recorrer a ventiladores para evitar o calor.

COM A GELADEIRA
As geladeiras também podem se tornar vilãs. Quando em mau estado, elas chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Uma dica de cuidado e economia é que freezer e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia.

COM O CHUVEIRO
No caso do chuveiro, por exemplo, o recomendável é colocá-lo na posição verão. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Os fornos e os ferros elétricos somente devem ser usados quando necessário. É importante otimizar seus funcionamentos para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o equipamento com frequência.

COM O CHURRASCO
Em churrascos, a melhor opção é substituir os itens elétricos - churrasqueiras e grelhas - por modelos a carvão ou a gás. O uso de aparelhos de som em alto volume resulta em maior gasto de energia. Para obter uma iluminação eficiente, as lâmpadas incandescentes devem ser substituídas pelas fluorescentes. Além de iluminarem melhor, economizam cerca de 40% de energia elétrica e chegam a durar oito vezes mais que as comuns.

COM A DECORAÇÃO DE NATAL
Sobre iluminação natalina, uma dica especial para o fim de ano. Com a decoração de Natal e Réveillon, as luzes e os conhecidos “piscas-piscas” são utilizados na maioria das unidades consumidoras. Atenção para as instalações.

COM AS TOMADAS
Não se deve sobrecarregar tomadas com benjamins e “T”s a fim de ligar as lâmpadas de Natal na mesma conexão de televisores e aparelhos de som, por exemplo. No caso de decoração externa, é necessário dimensionar a rede para receber a demanda extra de energia. Um bom eletricista executa o trabalho com tranqüilidade. O cuidado e a economia de energia não devem ser desconsiderados nessa época.

NA HORA DA COMPRA
Por fim, mais uma dica: atenção no momento da aquisição de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.

fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/energia/2010/12/02/NWS,525348,4,254,NOTICIAS,766-VEJA-DICAS-ECONOMIZAR-ENERGIA-DURANTE-VERAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário