Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



16 de novembro de 2011

Carvão em Debate!

Amanhã, quinta-feira, dia 17/11/2011, haverá a votação no CONSEMA-RS sobre a proposta de redação de uma RESOLUÇÃO que tratará dos limites de emissões de gases das usinas termoelétricas. Se aprovado, o setor do carvão terá mais chances de concorrer ao leilão do governo de energia para o ano de 2012, previsto para ocorrer em dezembro deste ano.

Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia do RS, afirma que "o Brasil assumiu o compromisso de determinado nível de emissões de CO2 com o qual quer trabalhar e com isso temos restrições para ampliação do parque térmico a carvão", mas também admitiu que a energia provinda do carvão é importante para o país.

Ambientalistas defendem a suspensão imediata do uso desse tipo de energia, mas os investidores afirmam que, com mais investimentos, é possível desenvolver tecnologias que minimizem a emissão de gases e, consequentemente, a poluição. O setor se mexeu em 2011, e prepara relatórios detalhados sobre essas emissões para novos empreendimentos com tecnologia avançada.


O importante é que se chegue a um consenso sobre as emissões, não expondo uma possível falta de energia, nem aumentando em demasia os poluentes. Um fato é certo: o Brasil só melhorará sua matriz energética (qualidade e quantidade) com novos e bons investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário