Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



23 de novembro de 2011

Para entender a disputa!

Por quê os debates sobre energia movimentam tanto o governo e empresários?

De tempos em tempos o Governo Federal do Brasil faz leilão para venda de Energia. Usinas e empresas que produzem energia entram na disputa para ter a licença de produzir e vender energia - seja ela qual for a sua origem, como o carvão ou a eólica, por exemplo.

Estamos no processo de leilão de energia, e os atores (governo, empresas, ONGs, investidores...) estão se articulando para conquistar seu espaço. Nesse embate, é interessante verificar a atuação dos investidores.

Os investidores realizam projetos desde muito cedo, e esperam o leilão. Se ganharem, aplicarão seus recursos para a construção/ampliação de suas usinas/matrizes, pois terão a certeza que terão seu produto (energia elétrica) será vendido. O Ministério de Minas e Energia  (MME) está preparando este próximo leilão.

As Diretrizes para o Leilão de 2012, estão disponíveis no site do MME!


A escolha das vencedoras depende de muitos fatores, entre eles o preço, destinação de resíduos, origem da energia e desenvolvimento sustentável. Os projetos deverão estar de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Política Enérgética (CNPE), e nela há a necessidade de reduzir as emissões de Carbono. Será que os atores do Carvão vão conseguir se mobilizar a tal ponto de construir bons projetos que reduzam as emissões? As cartas estão na mesa, e o jogo recém começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário