Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



10 de novembro de 2013

Pesca de energia


Você sabia que é possível "pescar energia"?

Pois saiba que sim! Existe uma parceria nos Estados Unidos que pensou nessa ideia. Mas, para esclarecê-la melhor, será necessário entender o contexto da situação primeiro:

A cada ano que passa, diversos tipos de espécies marinhas (desde peixes, moluscos e crustáceos a leões marinhos e aves) ficam presos em equipamentos de pesca que foram abandonados, descartados ou perdidos. Tais equipamentos (linhas e redes de pesca) continuam capturando seres vivos no mar - e o que é pior: sem nenhum pescador para recolher as criaturas.
Equipamentos perdidos também se acumulam ao longo do tempo, criando ilhas de metal e corda. As tempestades movem essas massas de equipamentos pelo mar, arrasando habitats frágeis.

Há um milhão de empregos associados à indústria de pesca comercial dos Estados Unidos, rendendo mais de 32 bilhões de dólares. Isto traz, obviamente, a necessidade de muitos equipamentos de pesca. Mas o que acontece quando este equipamento não é mais necessário? Os pescadores não tinham meios fáceis de se desfazer dele de uma maneira responsável...até agora.

A "Pesca por Energia" é um programa que foi lançado em 2008, e traz soluções a este problema de duas maneiras: providenciando pescadores com oportunidades (sem custo) de se desfazer dos equipamentos e dando assistência na remoção direta dos equipamentos.
Em Setembro de 2013, por exemplo, a Pesca por Energia coletou mais de 950 toneladas de equipamentos.

E então, já sabe o que é feito com todo esse equipamento? Não?
Pois bem, primeiramente esse material é dividido (nas Indústrias de Aço Schnitzer) em metais recicláveis e materiais não-recicláveis. O material não reciclável é convertido em energia nas usinas de energia Covanta, uma empresa maravilhosa que transforma diversos tipos de resíduos considerados como lixo em energia renovável.

Viu só? Se até grandes empresas e indústrias mundo afora se preocupam com o bem do planeta, por que não contribuir fazendo tudo aquilo que estiver a nosso alcance?
Em breve teremos mais notícias sobre energia aqui no blog, fique ligado!


FONTES: Fishing for Energy e Earth911. Ambos os sites são muito legais de se conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário