Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



27 de junho de 2010

Verde ou Branco: qual o melhor o telhado ?



Entre as diversas opções para a diminução do impacto humano nos meios urbanos os telhados verdes e brancos estão em destaque. Um estudo recente do Laboratório Nacional Lawrence Berkley, na Califórnia, mostrou que pintar os telhados de branco ajuda a combater o aquecimento global. Enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor. Ao mesmo tempo, a temperatura interna diminui, o que reduz a necessidade de ar-condicionado e energia.
Os telhados verdes consistem na instalação de um jardim - terra, sementes, mudas e até mesmo árvores - em cima de casas, empresas ou apartamentos de cobertura.
De acordo com o site do Greenpeace, optar por esse recurso leva a redução de até 30% no valor da conta de luz. O ecoteto garante temperatura 5 graus menor no verão e 5 graus maior no inverno, o que diminui a necessidade do uso do ar-condicionado e aquecedor. Além disso, enriquece a biodiversidade ao atrair animais como pássaros, borboletas e joaninhas, minimiza o problema da impermeabilidade do solo e valoriza e embeleza o projeto do imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário