Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



16 de setembro de 2010

Bicicleta aproveita pedaladas para gerar energia

Captação é feita através de tecnologia presente na roda da bicicleta. Eletricidade é utilizada para ajudar usuário quando estiver subindo ladeiras.
Quando se trata de mudar atitudes diárias para ajudar a apreservar o planeta, muitas são as ideias: trocar o carro por ônibus, caminhar quando a distância é curta, substituir o ônibus por bicicleta. Essa última, porém, pode ser cansativa naquelas subidas que desanimam só de olhar. Mas, que tal uma bicicleta que te ajuda nesses momentos?
Um projeto desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology é exatamente isso: a bicicleta armazena energia quando está sendo desperdiçada (em descidas, por exemplo) e a utiliza quando estiver subindo.
Isso é possível por conta de um dispositivo presente no aro da bicicleta. Quando a pessoa está subindo uma ladeira, um sensor estimula o motor elétrico e impulsiona através do uso da energia armazenada. O aproveitamento de energia é feito por meio das pedaladas que o usuário dá. Por esse motivo, em uma ladeira, o aproveitamento é maior por conta do menor esforço físico do usuário.
Além de todo o aparato sustentável da bicicleta e do incentivo que ela oferece para você querer usá-la, ela também possui bluetooth e a possibilidade de conectar um smartphone ao guidão para calcular velocidade e distância percorrida.
O preço da novidade irá variar entre US$500 e US$1000. E olha que é um investimento que vale a pena pelo planeta, né?
Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/bicicleta-aproveita-pedaladas-para-gerar-energia/13921

Um comentário:

  1. Vamos aderir a bicicleta, diminuir os congestionamentos, melhorar a nossa saúde e contribuido para a preservação do planeta!!

    ResponderExcluir