Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



3 de novembro de 2010

Anhembi utiliza energia limpa no Salão do Automóvel



Dois motogeradores movidos a etanol estão operando no Anhembi Parque durante o Salão do Automóvel, que vai até dia 7 de novembro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de promoção turística e de eventos da cidade que também administra o Anhembi) e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), juntamente com a Vale Soluções em Energia (VSE) e a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única).



O etanol é totalmente biodegradável e, na comparação com geradores convencionais, movidos a diesel, a redução nas emissões de gases causadores do efeito estufa é de 68%; a redução de material particulado (fuligem) e de emissão de compostos de enxofre (que provocam a chuva ácida) é de 100%, e a redução de ruído, de 50%.



O diretor de Infraestrutura da SPTuris, Felipe Andery, explica que este pode ser considerado como o lançamento comercial mundial de geradores a etanol. “É a primeira vez que este tipo de gerador opera publicamente”, diz.



A energia produzida (com etanol, sem aditivos) tem potência de 400 KVA e alimenta todo o estande do projeto AGORA no Salão, que reúne entidades do setor sucroenergético. Essa energia seria suficiente, por exemplo, para alimentar todo o Palácio das Convenções do Anhembi. E a São Paulo Turismo pretende ampliar o uso desses motogeradores. “A expectativa é de que isso ocorra ao longo de 2011”, conta Andery.



Os geradores estão instalados em frente ao Pavilhão de Exposições, onde ocorre o Salão, e sobre o espelho d’água. “É um importante passo no cumprimento da Lei do Clima de São Paulo”, comemora o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge. A Lei do Clima, promulgada em 2008, tem como objetivo contribuir para estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa, permitindo assim aos ecossistemas uma adaptação natural à mudança do clima



Fonte: BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário