Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



9 de novembro de 2010

Governo Federal contempla energia sustentável no programa Minha Casa Minha Vida

A reportagem abaixo mostra um ótimo exemplo de como o governo pode estimular a adoção de energias limpas através de programas sociais. Vale a pena pensar e discutir como essa iniciativa pode ser expandida para outros programas.


Minha Casa, Minha Vida terá 400 mil moradias com energia solar

A secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, disse na semana passada que 400 mil casas a serem construídas em 2011 dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, terão energia solar. Ela participou do seminário Planejamento Urbano e Construção Civil Sustentáveis com Eficiência Energética para Áreas de Baixa Renda das Américas, no Palácio do Itamaraty, no centro do Rio.

"No próximo ano, vamos contratar mais dois milhões de moradias em todo o Brasil, sendo 1,2 milhão para famílias com renda de zero a três salários mínimos. As casas com esse perfil, construídas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, serão obrigadas a ter a energia solar para aquecimento de água, basicamente chuveiro, o que dá em torno de 400 mil casas", disse Inês. Ela lembrou que algumas casas, como as de Londrina, no Paraná, já possuem o sistema.

O seminário é promovido pelo Ministério das Cidades e o Ministério das Relações Exteriores, em parceria com Departamento de Estado, Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, American Planning Association e apoio do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

A iniciativa para discutir sustentabilidade na construção civil foi proposta pelo presidente dos EUA, Barack Obama, durante a última Cúpula das Américas, em abril de 2009. As conversas ocorreram com o Brasil durante o Fórum Urbano Mundial 5, em março deste ano, quando o ministro recebeu representantes do governo de Obama. Depois, Inês Magalhães esteve nos Estados Unidos, onde apresentou o programa Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: http://www.diariodovale.com.br/noticias/1,30939.html

Um comentário:

  1. gostaria de saber o que na minha casa pode fucionar com energia solar? ex. ar condicionado...?

    ResponderExcluir