Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



6 de abril de 2010

Consumo de energia na indústria retorna ao patamar pré-crise

O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 10,7% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2009, totalizando 34 mil GWh (gigawatts-hora), segundo dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) divulgados nesta quarta-feira. Nos dois primeiros meses do ano, a taxa de expansão acumula alta de 9,9%.da Folha Online

Segundo a EPE, o consumo em 12 meses apresentou variação positiva pela primeira vez desde junho de 2009, em 1,1%. A indústria impulsionou a evolução, com crescimento de 14,4% em relação a fevereiro do ano passado e com uma demanda de 14.438 GWh (gigawatts-hora), retornando ao patamar pré-crise. Também houve um aumento expressivo do consumo nas residências e no setor de comércio e serviços.

As famílias foram responsáveis por 26% do consumo de energia na rede, com uma demanda de 8.935 GWh (gigawatts-hora), 9,8% a mais do que em fevereiro de 2009. Parte desse aumento é explicado pelas temperaturas mais altas neste verão.

Outro fator apontado pela empresa é o aumento sistemático de consumidores, em especial no Nordeste, e a "elevação na posse e no uso de eletrodomésticos, explicado pela expansão da renda, pela maior oferta de crédito e pela mobilidade social (ascensão) verificada nos últimos anos".

Para a EPE, "apesar de afetadas pela base de comparação baixa do ano passado, as estatísticas de fevereiro de 2010 revelam recuperação expressiva do nível de atividade da indústria e robustez na expansão do consumo das famílias e no setor terciário."

O setor de comércio e serviços representou 17% do consumo de energia da rede, com crescimento de 7,2% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2009. Em 12 meses, acumula expansão de 6,7%.

No levantamento por região, o maior destaque ficou para a Sul, com crescimento de 9,1%, e Norte (9%).


http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u711252.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário