Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



25 de abril de 2010

Custo de Standby dos Aparelhos Domésticos


Realizamos na semana passada uma apresentação sobre o tema deste blog e nos foi indagado um assunto muito interessante: O Custo de Standby. Realizei algumas pesquisas a respeito deste tema e poucas pesquisas científicas foram feitas nesta área. Contudo, o tema está ganhando grande importância nos meios de informação.

As pessoas em geral acreditam que desligar um aparelho de televisão pelo controle é desligar o aparelho ou reduzir por quase completamente o gasto de energia elétrica, fato este não verdadeiro. Standby está em todos aparelhos elétricos que são desligados por um comando remoto e/ou mantenha algum indicador aceso. Muitos também acreditam que este custo é irrelevante nos gastos mensais de energia elétrica de nossas residências. No entanto, os aparelhos que permanecem em standby consomem energia todo o tempo e este custo torna-se representativo somando todos os aparelhos que possuímos em nossa residência durante um período.

Segundo a Aneel, o consumo de um decodificador de TV por assinatura em standby chega a ser maior do que o consumo quando em funcionamento variando entre 2,1 a 13 kWh por mês.

Um estudo realizado pelo cientista Alan Meier, da Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL), apresenta alguns resultados sobre o levantamento dos custos de standby. O cientista notou que muitas residências americanas não desligam seus aparelhos totalmente e que a maioria dos equipamentos fica periodicamente no modo de standby. Seu estudo resulta que o custo de standby resulta em aproximadamente 5% do gasto total mensal de energia elétrica em uma residência. Outros estudos variam esta estimativa, cheganto o custo de standby em até 13% do gasto total de energia elétrica em uma residência. Outro fato apresentado é o risco de incêndio que o aparelho pode ocasionar em uma residência quando os moradores ficam por um longo período ausentes.

Por fim, saliento que este assunto ainda está em debate e estão sendo realizados outros estudos, no entanto foram apresentados dados representativos que podem ser levados em consideração quando um aparelho fica em modo standby. O custo de energia elétrica está encarecendo e ao longo dos dias repassarei algumas dicas quanto à melhor utilização dos aparelhos de uso doméstico. A partir da utilização eficaz de um aparelho elétrico é possível reduzir drasticamente os gastos mensais de energia elétrica em uma residência. É necessário também que não seja esquecido o assunto desenvolvido ao longo deste tema e que os aparelhos em standby sejam desligados quando não utilizados.

Um comentário:

  1. Realizamos na semana passada uma apresentação sobre o tema deste blog e nos foi indagado um assunto muito interessante: O Custo de Standby. Realizei algumas pesquisas a respeito deste tema e poucas pesquisas científicas foram feitas nesta área. Contudo, o tema está ganhando grande importância nos meios de informação. chamilia germany , chamilia usa ,

    ResponderExcluir