Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



22 de abril de 2010

Energias renováveis podem satisfazer 100% das necessidades da Europa em 2050

Em 2050, 100% da energia consumida na Europa poderão vir de fontes renováveis, aponta um relatório da Associação Europeia da Energia Eólica (EWEA). Os ventos, mantidos as taxas atuais de crescimento poderão responder por 50% da demandas.“O potencial existe e a indústria está preparada para isso. A única coisa que temos de fazer é manter as atuais taxas de crescimento [da energia eólica] em terra e no mar”, comentou o presidente executivo da EWEA, Christian Kjaer, citado pela Dow Jones Newswire.
De acordo com o presidente da EWEA e presidente do Conselho Europeu para as Energias Renováveis, Arthouros Zervos: “os potenciais benefícios de um futuro baseado na energia renovável são múltiplos: diminuir as alterações climáticas, garantir a segurança energética e criar postos de trabalho sustentáveis, orientados para o futuro”.
Ainda segunda a entidade, a capacidade eólica instalada na Europa em finais de 2009 pode produzir, em um ano normal, 163 terawatts/hora de eletricidade, gerando assim 4,8% da procura de energia na UE. Ainda em 2009, foi adicionada uma capacidade em energia eólica “offshore” de 577 MW , que foi conectada à rede europeia. Trata-se de um aumento de 54% face aos 373 MW acrescentados em 2008 e eleva o total para 2.056 MW. A capacidade extra de 577 MW de 2009 foi instalada em oito novos parques eólicos no mar, constituídos por 199 turbinas eólicas, ainda de acordo com os dados da EWEA.
Neste ano a EWEA prevê a conclusão de cerca de dez parques eólicos “offshore” que adicionarão 1000 MW à capacidade instalada. Neste tipo de geração, o continente é líder com 828 turbinas instaladas em 38 parques instalados, gerando 2.056 MW. Enquanto isso, o Brasil com todo seu potencial eólico já conhecido e mapeado continua a investir em hidrelétricas no meio da Amazônia que poderão operar com 30% em média de sua capacidade!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário