Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



15 de abril de 2010

Fontes de Energia no Fórum da Liberdade


O XXIII Fórum da Liberdade de Porto Alegre abordou, em diversos painéis, um dos assuntos de nosso blog relativo ao consumo e o surgimento de energias renováveis. Diversos palestrantes de nacionalidades distintas discutiram e apresentaram gráficos sobre a riqueza das fontes de energias renováveis presentes na América Latina.

Um discurso inesperado foi o do Presidente do Banco Central Henrique Meirelles, o qual divulga os gastos crescentes de energia elétrica no país motivado pelo crescimento econômico. Ele realizou uma apresentação sobre os resultados de sua gestão presidindo o Banco Central, a qual apresentou o desenvolvimento da economia e dos gastos de energia.

Outro fato muito interessante foram discursos de intelectuais bolivianos e venezuelanos sobre o fato da América Latina conter um vasto estoque de energia e ser líder em desenvolvimento e comercialização de energias limpas.

A Venezuela, uma das principais produtoras de petróleo da América Latina está enfrentando problemas com “apagões” diários mediante decreto presidencial, fato este que prejudica o bem-estar social da população Venezuelana e não há qualquer demonstrativo que, segundo o palestrante, demonstre que os cortes de energia elétrica no país são motivos de falta de oferta de energia elétrica. Alguns anos, o Brasil enfrentou problemas de “apagões” em virtude do colapso do sistema elétrico brasileiro, o que ocasionou na implantação de um plano de investimentos em energia elétrica. Este plano ocasionou na criação em 1998 de uma entidade de direito privado conhecida como ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência de Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Motivo pelo qual relato essas informações é pela importância que o assunto está atualmente nos debates de governantes e intelectuais. O tema preocupa o povo latino e a solução para este fato passará pela reformulação das estratégias de gestão para tornarem-se eficazes sobre fontes de energia que ao longo do tempo tornar-se-ão mais escassas. O crescimento mundial movimentará ainda mais o consumo de energia e os países latinos deverão preparar-se para o aumento no consumo. Diante desses fatos mencionados, alerto que os investimentos sobre fontes de energias renováveis deverão ser discutidos com maior freqüência na América Latina. É preciso que os governantes iniciem um plano tecnológico de estudos e promoção das energias renováveis sob a pena de dependerem de fontes poluidoras de energia e cada vez mais escassas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário