Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



24 de maio de 2010

Google e Microsoft Apresentam seus Programas sobre Conservação de Energia Doméstica




A Microsoft, visando ajudar consumidores residenciais de energia a economizar recursos e reduzir o impacto ambiental por meio da conservação de energia, divulgou seu novo programa Hohm ( http://www.microsoft-hohm.com/ ). A Corporação está imensamente interessada no mercado doméstico de eletricidade, visto que as últimas crises econômicas mundiais forçaram os consumidores a encontrar maneiras de economizar energia e reduzir custos. O Hohm utiliza diversos algoritmos para interpretar dados fornecidos por consumidores e pelas empresas de energia participantes, com o objetivo de auxiliar na compreensão do uso de energia e identificando informações para as economias. Atualmente, o site destina-se aos consumidores dos EUA, mas em breve a Microsoft pretende implantar novas versões do programa em diversos países.

Já o Google possui um programa em expansão, denominado PowerMeter (http://www.google.com/powermeter/about/), o qual também limita-se à utilização de consumidores dos EUA. As mensagens que o programa PowerMeter transmitem são: "Save Energy. Save Money. Make a Difference."

As idéias de ambas as maiores corporações de tecnologia da informação mundiais são provenientes da identificação de uma necessidade dos consumidores quanto à reduções no consumo de energia elétrica residenciais. Os programas são muito interessantes, mas, por enquanto, aguardaremos a implantação dessas idéias no Brasil.

E você leitor? O que acha dos programas Hohm e PowerMeter?

Nenhum comentário:

Postar um comentário