Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



24 de maio de 2010

A sua Conta de Luz por sua Conta

No site da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) são disponibilizas dicas práticas para consumidores que desejam calcular e acompanhar seus gastos de energia elétrica doméstica. É possível encontrar orientações desde o consumo consciente de energia em residências até orientações sobre como são realizadas as leituras dos medidores de energia elétrica. As informações apresentadas pela ANEEL são destinadas a qualquer consumidor doméstico interessado.


A principal ferramenta disponibilizada no site gratuitamente é o simulador Faça a Conta da sua Conta. As etapas do simulador são, assim, exemplificadas:

1) Deve-se acompanhar periodicamente o consumo de energia fazendo leituras no medidor em intervalos regulares sempre na mesma hora como, por exemplo, todo sábado pela manhã. Para realização desse procedimento, adota-se o modelo a seguir:
2) Caso o consumo ultrapasse a cota do período de sete dias, é necessário poupar mais energia para chegar ao final do mês dentro da meta.

3) Quanto à estimativa do consumo de energia elétrica, devem ser identificados todos os eletrodomésticos da residência e verificadas a etiqueta onde estão as informações de consumo para que o cálculo torne-se mais preciso. Para realizar esta etapa, utilize o modelo abaixo:

A partir dessas informações, planeje seu consumo de energia elétrica e fique dentro de sua meta, decidindo qual o valor da fatura no final do mês. Assim, é possível controlar o desperdício e gastos desnecessários em residências.

Caso interesse-se pelas orientações abordadas acima, consulte o site da ANEEL: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/aneel_luz/default.html

E você leitor? O que achou dessa solução?

Nenhum comentário:

Postar um comentário