Espaço para difusão de informações sobre energia renovável em pequena escala e eficiência energética para uso doméstico.



2 de maio de 2010

A POLÊMICA USINA DE BELO MONTE

Estava faltando em nosso blog algo a respeito da polêmica construção da Usina de Belo Monte no Pará. No link a seguir, está uma reportagem que explica tudo a respeito da licitação, a origem da idéia, os prós e contras, o que dizem as autoridades...

E como ponto de discussão, coloco a citaçãp do ex-presidente da Eletronorte, uma das ganhadoras da licitação, José Muniz Lopes, onde ele levanta a discussão sobre se o Brasil realmente precisa de fontes alternativas, quando existe um enorme potencial hidrelétrico.

"Todo ano são mais 3 milhões de pessoas incorporadas à população em condições de trabalhar, e vamos atender a esse crescimento como? Com células fotovoltáicas, com biomassa, com energia solar? Por que os mais desenvolvidos não fazem isso? Porque não tem escala para isso. O grande diferencial do Brasil é o potencial hidrelétrico. Mas, se essas opções não saírem, vamos ter que ir para energia nuclear ou gás combustível, mas gás de onde? Os Estados Unidos têm gás, carvão, dominam o petróleo do mundo, e o Brasil domina o quê? Em Joanesburgo, durante a Rio + 10, nenhum país desenvolvido quis assumir isso. Por que nós vamos querer? Não estou defendendo a posição dos Estados Unidos. Mas estou dizendo o seguinte: será que eles estão errados e nós estamos certos ou nós estamos errados? Não sei. É para ser avaliado."

E o que você acha? Deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário